Aposentados da Força protestam contra o fator previdenciário


Miguel Torres, diretores e assessores do Sindicato na manifestação em apoio aos aposentados e pensionistas

Nesta terça-feira, dia 13, aposentados da Força Sindical de todo o País realizaram manifestações em frente as sedes do INSS  nos Estados.

Em São Paulo, os aposentados se concentraram a partir das 9h, em frente a sede do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical, na Rua do Carmo – 171, e depois seguiram em passeata até a superintendência do INSS, no Viaduto Santa Efigênia, centro, para um ato público pelo fim do Fator Previdenciário e pela recuperação do poder de compra dos aposentados.

A mobilização contou com a presença de Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, CNTM e vice-presidente da Força Sindical, diretores e assessores do sindicato.

Durante o protesto, uma comissão integrada por sindicalistas e representantes dos aposentados entregou à superintendente do INSS em São Paulo, Dulcina Golgato, um documento que reafirma o direito dos aposentados de se manifestarem e reivindicarem o fim do fator e a valorização das apsoentadorias. A superintendente disse que vai entregar ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.
 
O fim do Fator é uma bandeira do movimento sindical desde 1999, quando a fórmula que incide sobre o cálculo das aposentadorias foi criada pelo governo Fernando Henrique. O fator é um mecanismo perverso que diminui em até 40% o valor das aposentadorias do trabalhador, de acordo com a idade com que ele se aposenta.

Fotos Jaelcio Santana

Aposentados em passeata pelo centro velho da cidade


Manifestação em frente à superintendência

Fotos Jaelcio Santana

Miguel Tores, Peninha, dos aposentados, entregam documento à superintendente do INSS

Clique aqui e acesse a matéria “Aposentados saem às ruas para pedir fim do fator previdenciário”, do Jornal O Estado de São Paulo.