Governo e entidades que representam os aposentados se reúnem no dia 24 para negociar o reajuste de 2013
Diário de SP
Juca Guimarães
juca.guimaraes@diariosp.com.br
A próxima semana será decisiva para os nove milhões de beneficiários do INSS que recebem acima do piso. O governo e as entidades que representam os aposentados vão se reunir no dia 24 para negociar o índice de reajuste de 2013.
Clique e veja como deve ficar o valor do benefício
Três propostas serão discutidas na reunião: de 4,5% (do governo), 6,78% (das centrais sindicais) e 7,35% (da Cobap). A proposta com maior potencial de concesso é a de 6,78%.
“Nós queremos o mesmo índice do salário mínimo (7,35%), mas podemos fechar em 6,78% que é um avanço”, disse Warley Martins, presidente da Cobap.
Por outro lado, o governo vai pedir paciência aos aposentados e apresentar uma proposta de reajuste igual a inflação em 2013, aproximadamente 4,5%, e a promessa de aumento maior em 2014.
A garantia de ganho real (aumento acima da inflação) em 2013 foi aprovada na Lei de Diretrizes Orçamentárias, porém, pode ser vetada pela presidente Dilma Rousseff.
“Estamos sem aumento real desde 2010. Os aposentados não podem esperar mais”, disse Paulo Zanetti, diretor do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical.