Em parceria com o DIEESE, o Diesat, o IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisa), a Renanosoma, a Fiocruz e o Nioshi, a Fundacentro realizou, em 3 e 4 de dezembro, o curso Conceitos de Nanotecnologia e Impactos à Saúde dos Trabalhadores.
A técnica da Educação Sindical do DIEESE, Ana Yara Paulino, desenvolveu duas atividades com os participantes. A primeira, O que você entende por nanotecnologia?, e a outra, Quais os desafios para os participantes?, no primeiro dia da atividade.
Participaram do evento 40 pessoas, entre elas, funcionários recém-contratados pela Fundacentro, profissionais de segurança e saúde do trabalhador, trabalhadores do ramo metalúrgico (CNM/CUT) e professores.
Faziam parte do programa as seguintes questões: introdução à nanotecnologia – aplicações e importância do tamanho; nanotecnologias como riscos emergentes; o conceito de nanotoxicologia e os possíveis impactos das nanotecnologias na saúde dos trabalhadores; impactos das nanotecnologias no meio ambiente; programas governamentais e regulação das nanotecnologias no Brasil; dificuldades na avaliação de risco nos ambientes de trabalho; diferentes propostas de gestão de risco em nanotecnologia.