Paulo Segura Presidente Miguel Torres comandou assembleia |
Cerca de 500 trabalhadoras e trabalhadores metalúrgicos participaram, nesta sexta-feira (3), de uma importante assembleia de discussão da mobilização das lutas do Sindicato neste segundo semestre e de uma proposta de ampliação do quadro da diretoria, para o incremento dessas ações. O evento foi realizado no auditório do Palácio do Trabalhador, na Liberdade.
“Nosso objetivo é melhorar o nosso trabalho, nossa atuação, nossas atividades na defesa dos direitos para ampliar as conquistas trabalhistas”, disse Miguel Torres.
Paulo Segura Diretora financeira Elza |
Três reivindicações importantes relacionadas foram o fim do fator previdenciário, o fim da cobrança do Imposto de Renda na PLR e nos abonos salariais, e o corte dos juros.
“Esta é uma luta que estamos travando no Congresso Nacional e junto ao governo federal, e que vamos impulsionar com a mobilização nas fábricas e nas ruas”, disse Miguel Torres.
A diretora financeira Elza Costa Pereira lembrou que sem luta não há conquistas e “que nossas finanças vão bem e nos permitem suprir as necessidades de nossas famílias, ter uma casa melhor quando lutamos, temos emprego e melhoramos nossa renda”.
Paulo Segura Secretário-geral Arakém |
O secretário-geral Arakém reforçou a atenção que os trabalhadores devem ter, junto com o Sindicato, para acompanhar a luta e aumentar a consciência da importância de buscar direitos e fortalecer a ação daqueles que defendem os trabalhadores.
BALANÇO
O presidente Miguel Torres fez um balanço das ações do Sindicato e da categoria no primeiro semestre deste ano, e listou a realização de mais de 1.600 assembleias nas portas de fábrica, de mobilização e defesa de direitos, que resultaram no fechamento de mais de 1.300 acordos de PLR, além de 40 greves contra atraso de salário; falta de depósitos do FGTS; negativa de empresas em negociar a PLR; demissão de cipeiros; pela redução da jornada de trabalho, entre outros.
Tantas ações foram realizadas a partir da reformulação dos setores de atuação dos diretores e da nomeação de 20 assessores na função de coordenadores, em março do ano passado.
Miguel falou também das ações dos novos departamentos do Sindicato – da Mulher, que realizou o 4ªº Encontro Coletivo de Mulheres no dia 27 de julho; Esporte, que está promovendo a 4ª Copa de Futebol; Memória Sindical, Juventude, Segurança e Saúde, que nesta sexta-feira realizou o 12º Encimesp (Encontro de Cipeiros Metalúrgicos), com a participação de cerca de 400 cipeiros(as), e Jurídico, que foi totalmente reformado e foi reinaugurado nesta sexta-feira.
PROPOSTAS
Ao final, Miguel Torres colocou em votação para os associados e associadas, a proposta de ampliação do quadro da diretoria, de 44 para 61 diretores; formação de um conselho consultivo com 200 trabalhadores para participar diretamente das decisões da direção do Sindicato, ampliar a participação das mulheres na diretoria.
“Estamos dando mais um passo para melhorar a nossa representação e nossa luta”, disse Miguel Torres.
Paulo Segura
|