Aumento salarial já está valendo. Fique de olho!

Ato de mobilização da categoria durante a campanha

O aumento salarial conquistado na Campanha Salarial Unificada entrou em vigor dia 1º de janeiro. Portanto, fique atento ao seu pagamento, pois os salários já devem ter vindo corrigidos a partir deste mês (clique aqui para acessar a tabela com os acordos).

O aumento salarial varia de 6,53% a 8% e corresponde à inflação dos últimos 12 meses anteriores à data-base mais aumento real (acima da inflação). Ele está garantido nos acordos fechados com os grupos patronais 3 (autopeças), 19-3 (condutores, trefilação, esquadrias), 2 (máquinas e eletroeletrônicos), Sindisider (produtos para siderurgia), Sindifupi (funilaria), Fundição, Sindal e Ciesp de Mogi.

O percentual de aumento maior (8%) foi conquistado na negociação direta com as empresas, a maioria do grupo 2. Fechamos 393 acordos diretos que beneficiaram cerca de 35 mil trabalhadores.

Foi um dos maiores aumentos salariais conquistados por uma categoria profissional no ano passado e representa uma vitória, graças à mobilização e à participação dos trabalhadores nas ações promovidas pelo Sindicato durante toda a campanha.

Foto de Jaélcio Santana

Miguel Torres em mobilização na fábrica

“O mérito desta conquista é dos trabalhadores, que não recuaram nem mesmo diante da crise financeira e de todas as dificuldades enfrentadas após o período da crise”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato.

Além do aumento salarial, nossa categoria conquistou abono, aumento real nos pisos e a renovação das cláusulas sociais, entre elas, as que dão estabilidade no emprego para os acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais.

O trabalhador que não receber o salário corrigido deve procurar o diretor do Sindicato responsável pela sua empresa e denunciar. O telefone do Sindicato é 3388-1000.

Grupo 10 sem acordo

O único grupo patronal que ainda não fechou acordo foi o 10, integrado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), sindicatos de funilaria de móveis de metal, equipamentos médicos, mecânica, tratamento de superfície, lâmpadas e aparelhos elétricos. O nosso Sindicato continua negociando diretamente com as fábricas deste grupo para garantir o aumento salarial aos companheiros dessas empresas.

O Grupo 10 representa dez sindicatos patronais. Um desses sindicatos, o Siemesp (Sindicato da Indústria de Estamparia de Metais), já fechou acordo em dezembro passado, garantindo aumento salarial de 6,53% e demais benefícios da Convenção Coletiva aos seus trabalhadores.