Candidatos em SP participam de debate Folha/RedeTV! Hoje

Eleições 2012

Encontro, com transmissão pela televisão e pela internet a partir das 22h30, terá embate direto em 2 dos 4 blocos

Confronto é o primeiro desde que Russomanno assumiu a liderança nas pesquisas e Haddad passou a ameaçar Serra

FOLHA DE SÃO PAULO

Os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo participam hoje de debate organizado pela Folha e pela RedeTV!, a partir das 22h30.

Este será o primeiro confronto entre eles depois que o candidato do PSDB, José Serra, perdeu a liderança nas pesquisas para Celso Russomanno (PRB) e passou a ser ameaçado de perto por Fernando Haddad (PT), que aparece em terceiro lugar na última pesquisa do Datafolha.

Também participarão do debate Gabriel Chalita (PMDB), Paulinho da Força (PDT), Soninha Francine (PPS), Levy Fidelix (PRTB) e Carlos Giannazi (PSOL).

O encontro será apresentado pelo jornalista Kennedy Alencar e transmitido ao vivo pela RedeTV! e pelo site da Folha (http://aovivo.folha.uol.com.br/tvfolha).

O debate começará com confronto direto. Cada candidato escolherá um adversário para responder uma pergunta, com direito a réplica e tréplica. A ordem dos candidatos foi definida por sorteio.

O segundo bloco terá perguntas das jornalistas Vera Magalhães, editora do Painel da Folha, e Patrícia Zorzan, repórter da RedeTV!.

Cada uma escolherá quatro candidatos para responder a perguntas. Após cada resposta, as jornalistas escolherão outro nome para comentar a fala do adversário.

O terceiro bloco serguirá as mesmas regras do primeiro. A última parte será destinada às considerações finais de cada participante.

Haverá outros debates até o primeiro turno da eleição, em 7 de outubro. O próximo será no dia 17, organizado pela TV Cultura em parceria com o jornal “O Estado de S. Paulo” e o YouTube.

Depois haverá um debate promovido pela Folha e pelo UOL (dia 20), com transmissão pela internet, e outro pela TV Gazeta (24). Ainda estão previstos encontros na TV Record, em 1º de outubro, e na TV Globo, no dia 4, o último antes do primeiro turno.

PREPARAÇÃO

Líder nas pesquisas, Russomanno afirmou estar “tranquilo” com o encontro e prometeu evitar ataques pessoais a seus rivais. “Quero discutir a cidade sem baixarias e sem ataques pessoais. Se for atacado, não responderei aos adversários”, disse.

Serra disse que sua expectativa é que “possa haver um debate bom”. “É pouco tempo e muita gente, oito candidatos, mas espero que dê para falar as coisas.”

Haddad disse que pretende usar seu tempo no encontro “para passar uma mensagem de mudança ao eleitor”.