Joel Leite
Volks, GM e Fiat aumentaram os preços acima da média. Das 50 marcas, só onze tiveram queda de preço em março.
O Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, subiu em março 1,5%. Foi a maior alta dos últimos dez meses, menor apenas que a registrada em maio de 2012, quando o preço subiu 2,6%.
Com isso, o carro zero acumula alta de 2,3% no ano, conforme estudo AutoInforme Molicar, que faz o acompanhamento dos preços praticados de todos os modelos OK vendidos no mercado brasileiro.
As três grandes – Fiat, GM e Volkswagen – tiveram aumentos acima da média em março: os carros da Fiat subiram 3,66%, os da Volkswagen 2,14% e os da GM 2,05%. Mas a maior alta foi da chinesa Chery, cujos modelos, na média, tiveram um aumento real de 3,88% no mês.
Jeep, Peugeot, Troller e Mitsubishi também tiveram altas acima da média. E foi só. Todas as outras marcas tiveram aumento abaixo dos 1,48% ou, em alguns casos, os preços dos seus carros ficaram mais baratos em março.
Onze, das 50 marcas que atuam no mercado brasileiro, tiveram queda no mês: Chana, Mercedes-Benz, Míni Cooper, Ssangyong, Subaru, Renault, Lifan, Jaguar, BMW, Aston Martin e Chrysler, marca que teve a maior queda de preço no mês: – 8,6%.
Na lista dos preços que mais subiram o destaque é o Audi A1 Sport, que custava R$ 90 mil, e agora custa R$ 109 mil. Também aumentaram o preço do Peugeot Hoggar e das picapes Amarok e Saveiro.
O Toyota Etios foi o carro com a maior queda de preço em março, seguido pelo Mercedes-Benz CLS 350 e o Aston Martin Vantage.
Do blog O Mundo em Movimento