Centrais decidem hoje regras para setor automotivo

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres, participa hoje (15), às 17h30, de uma reunião decisiva com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tratar das novas regras tributárias para o setor automotivo.

A reunião será em Brasília, na sala do Conselho Monetário Nacional, no Ministério, e contará com a participação de dirigentes das centrais Força Sindical, CUT, CTB, dos sindicatos metalúrgicos do ABC, de São Carlos e de Taubaté, e das confederações CNTM e CNM.

As entidades defendem a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os carros, mas reivindicam contrapartidas sociais e ambientais das montadoras e empresas do setor.

“Apresentamos uma proposta que contempla interesses dos trabalhadores e da sociedade, e exigimos que os carros tenham de 60% a 80% de conteúdo nacional. O Brasil está atraindo cada vez mais montadoras, tem um mercado bastante cobiçado, porque o setor é lucrativo, e as contrapartidas são fundamentais para as relações de trabalho, o emprego e para o incremento da produtividade e competitividade da indústria”, afirma Miguel Torres.