Centrais pedem correção do IR hoje


Carol Rocha
e Folha de S.Paulo
do Agora

A presidente Dilma Rousseff receberá hoje, em Brasília, os presidentes de seis centrais sindicais. Na pauta do encontro está a correção da tabela do IR. As centrais pedirão coletivamente a revisão da tabela em 6,46%, de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), medido pelo IBGE.

O governo já afirmou que pretende corrigir a tabela do imposto, mas defende um reajuste menor, de 4,5%, referente à meta de inflação para este ano estabelecida pelo Banco Central.

Para as centrais, entretanto, 4,5% é pouco. “A tabela está muito defasada. No ano passado, a inflação foi alta. Acho que vale a pena termos uma correção baseada na inflação”, disse o presidente da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), Antonio Neto.

A CGTB, a CUT (Central Única dos Trabalhadores), a Força Sindical, a UGT (União Geral dos Trabalhadores), a CTB (Central Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e a Nova Central estiveram reunidas ontem para discutir a pauta de reivindicações que será apresentada hoje à presidente Dilma.