Centrais sindicais levam Transição Justa ao centro da COP30

Miguel Torres na abertura do Encontro Nacional dos Trabalhadores(as)na COP 30, em Belém do Pará.

Centrais sindicais articulam na COP30 por Transição Justa, trabalho decente,
financiamento climático e direitos, com protagonismo da classe trabalhadora

Centrais sindicais levam Transição Justa ao centro da COP30
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

COP30 começou em 10 de novembro, em Belém, e reúne 50 mil pessoas. Nesse cenário, o Brasil assume protagonismo estratégico no debate global sobre clima e desenvolvimento sustentável.

Por isso, as centrais sindicais, entre elas a Força Sindical, lideram delegações ao evento. As centrais defendem Transição Justa, trabalho decente, empregos verdes, direitos sociais e participação sindical nas decisões climáticas.

Nesta terça-feira (11), acontece o Encontro Nacional dos Trabalhadores na COP30, que reúne centrais sindicais para fortalecer a unidade sindical e debater o futuro do trabalho.

O evento, com o tema: “Amazônia, Trabalho e a Força da Unidade Sindical”, terá debate sobre o futuro do trabalho na Amazônia.

À tarde, a Força Sindical conduz uma roda de conversa e encerra o dia com atividades livres.

A Central, de acordo com o presidente Miguel Torres, chega à COP30 com uma pauta clara: trabalhadores no centro do debate climático, economia sustentável, direitos garantidos e transição sem precarização.

Abertura do Encontro Nacional dos Trabalhadores(as) na COP 30, em Belém do Pará

“A Força Sindical estará na COP30 levando a pauta dos trabalhadores para o centro do debate climático!”, afirma Miguel.

Ele reforçou que desenvolvimento sustentável exige justiça social. “Trabalho decente e desenvolvimento sustentável caminham juntos”, declarou.

O sindicalista acrescentou que a Transição Justa deve proteger empregos, renda, direitos e organização sindical.

“A luta dos trabalhadores também constrói um planeta melhor”, concluiu Miguel.

Dessa forma, a central reafirma compromisso com clima, direitos, democracia e sustentabilidade popular.

Fonte: Força Sindical