O Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora realizou nesta sexta um debate online sobre o 28 de Abril – Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Presidida por Miguel Torres, a Força Sindical, por meio da Secretaria de Saúde e Segurança no Trabalho, coordenada por Luis Carlos de Oliveira, o Luisinho, também diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, convidou 28 cipeiros metalúrgicos para participarem do evento de forma presendical na sede do sindicato e da Força Sindical, na Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo .
O ponto central foi a Saúde e Segurança como Direito Fundamental no Trabalho para a Promoção e Proteção da Saúde Física e Mental dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, em palestra ministrada pelo professor Sérgio Roberto De Lucca (Doutor em Ciências Médicas pela Unicamp e Professor Associado da Área de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP).
Além disso, a fisioterapeuta Janaína Siqueira apresentou informações de um projeto que visa garantir a proteção dos trabalhadores de aplicativos, em especial daqueles que utilizam motocicletas.
O evento teve a participação ainda do técnico do DIESAT, Eduardo Bonfim, que – por meio de dados alarmantes – expressou o contexto sobre a triste realidade da saúde do trabalhador no Brasil.
O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Jorge Carlos de Morais, o Arakém, participou da abertura do evento, defendeu a estabilidade dos cipeiros e destacou a importante missão destes companheiros nas fábricas e empresas em ações contra os acidentes, mortes e doenças do trabalho. Os diretores e diretoras do Sindicato organizaram e participaram do encontro. Também presente o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna.
Miguel Torres, presidente da central, da CNTM e do nosso Sindicato, divulgou mensagem alusiva ao tema. Confira: