Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

CNTM sedia em Brasília reunião das Confederações

c6

Entidades defendem correção da tabela do Imposto de Renda, redução da taxa Selic, retomada do desenvolvimento industrial e garantia dos direitos trabalhistas, sociais e humanos

Miguel Torres, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), e o secretário para assuntos parlamentares, Carlos Lacerda, coordenaram nesta terça, 2 de fevereiro, na sede em Brasília, um debate entre dirigentes sindicais de outras confederações de trabalhadores com o analista político Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho, diretor de Documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

“Não aceitamos mais perdas. A crise só será superada com a retomada da economia, valorização da indústria nacional, aquecimento do consumo e respeito aos direitos adquiridos pelos trabalhadores”, diz Miguel Torres, acrescentando que “já passou da hora de o governo reconhecer suas verdadeiras bases”.

A correção da tabela do Imposto de Renda e a redução das altas taxas de juros, que impedem a retomada do crescimento econômico, o equilíbrio das contas públicas e a geração de emprego e renda, também foram reivindicações comuns às Confederações.

“As Confederações têm um papel importante na luta em defesa dos trabalhadores no Congresso Nacional, contra as iniciativas que visam tirar direitos trabalhistas e sociais. Foi, enfim, uma reunião muito importante, mais um passo importante para a união da classe trabalhadora em uma pauta unitária de reivindicações”, diz Lacerda.

As Confederações igualmente registraram sua oposição a perdas de direitos no âmbito da reforma da Previdência Social.

Para Toninho do Diap, foi oportuna a iniciativa da CNTM. “A organização das categorias é fundamental para o enfrentamento no Congresso Nacional das propostas dos setores que atuam politicamente pela retirada de direitos e flexibilização da CLT”. Ele destaca ainda que as mudanças no cenário político diminuíram o ímpeto dos congressistas que vivem com uma pauta conservadora atacando os direitos humanos e os avanços conquistados, por exemplo, pelo desarmamento.

Confederações presentes:

CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTQ – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico

Conacovest – Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias dos Setores Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados

Contratuh – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade

CNM – Confederação Nacional dos Metalúrgicos

Contec – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito

CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados

CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio

CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria

Conatec – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios

CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação

mila

Miguel Torres e Lacerda