Combustol e Metalpó decidem rumos da greve nesta 4ª

Os 550 trabalhadores da Combustol (máquinas) e Metalpó (autopeças), localizadas na Estrada Turística do Jaraguá, 358, região oeste de São Paulo, fazem assembleia às 7h desta quarta-feira, para decidir sobre a proposta do Tribunal Regional do Trabalho que, em audiência de conciliação realizada nesta terça-feira, sugeriu a volta ao trabalho.
 
O TRT propôs, também, a retomada das negociações (com a formação de uma comissão integrada por representantes do Sindicato, da empresa e dos trabalhadores) e a compensação de metade dos quatro dias de greve, pelos trabalhadores, e que a empresa assuma os outros dias
 
Os trabalhadores, em greve desde a última sexta-feira, reivindicam aumento salarial, com aumento real, jornada de trabalho de 40 horas semanais, sem redução salarial, e o fim da terceirização irregular, do contrato por tempo determinado e do escalonamento 6 por 1.
 
“O pessoal não quer mais trabalhar todos os sábados. Aceitam trabalhar em sábados alternados, mas a empresa não concorda”, explica o diretor do Sindicato David Martins.

O sindicalista considera inadmissível a utilização da força policial para pressionar os trabalhadores e tentar desmobilizar a mobilização, como aconteceu na assembleia de terça-feira. “Os trabalhadores, porém, mantiveram a greve, pois estão conscientes e firmes na luta por seus direitos”, diz o diretor.