fotos Claudio Omena |
O Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da Força Sindical decidiu se filiar a UNIAméricas, que é a entidade internacional que representa os trabalhadores das áreas de comércio e serviço, que negocia com as grandes redes internacionais, disse Luiz Carlos Motta, coordenador do Secretariado.
Os sindicalistas decidiram também, na reunião realizada no dia 26, na abertura do Congresso, na Praia Grande, concentrar esforços na regulamentação da profissão de comerciário e no estabelecimento de um piso nacional da categoria. Eles repudiaram também a interferência do Ministério Público do Trabalho (MPT), na manutenção do custeio das entidades sindicais.
Miguel Torres |
Miguel Torres, presidente do Sindicato e da Força Sindical, esteve na abertura do evento em apoio às propostas e às ações da categoria comerciária.
“O movimento sindical tem que se unir na sua luta”, disse Miguel.
Davi de Oliveira, presidente do Sindicato dos Comerciários de Passos (MG), declarou que para a categoria é importante a luta pela PLR (Participação nos Lucros ou Resultados), a regulamentação da profissão e a redução da jornada. Já Cibele Cristina de Oliveira, presidente do Sindicato dos Comerciários de Varginha (MG), defendeu a necessidade de mobilização dos trabalhadores durante a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho.
Congresso
Começou ontem (dia 26), na Praia Grande, o 19° Congresso Sindical do Comerciário, com a participação de 800 trabalhadores das bases de 65 sindicatos do Estado de São Paulo. Na abertura estiveram presentes também o o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) e o ministro Carlos Lupi, do Trabalho.
Hoje (dia 27), farão palestras o escritor Lair Ribeiro e os ex-ministro da Casa Civil da presidência da República, José Dirceu e do Trabalho, Antonio Rogério Magri.
|
|