Durante a semana passada, os trabalhadores da CSP – Companhia Siderúrgica Pecém, reuniram-se para elegerem de forma democrática a Comissão de Trabalhadores por empresa. A eleição da comissão, organizada pelo SINTEPAV-CE, tem o objetivo principal de ser um canal entre empresas e trabalhadores.
Após a positiva experiência que o SINTEPAV-CE teve com uma Comissão de Trabalhadores dentro da UTE – Usina Termoelétrica Pecém, foi sugerido que se implantasse o projeto dentro do canteiro da CSP. Diante dos acontecimentos, alguns conflitos e paralisações dentro do site, finalmente as empresas abriram espaço para que pudéssemos realizar junto aos trabalhadores o projeto Comissão que tem sido bastante satisfatório tanto para as empresas, quanto para os trabalhadores nas obras em que o projete acontece.
O trabalho da Comissão significa dizer que os trabalhadores terão livre acesso para dialogarem com as empresas e com o sindicato através de seu representante, minimizando os conflitos, mediando e ouvindo as partes. Pois o mesmo foi escolhido por meio de eleição legitima pelos próprios trabalhadores. Esses bravos trabalhadores serão ouvidos e qualificados para terem condições de lidarem com a nova situação, terão estabilidade garantida pela CCT – Convenção Coletiva de Trabalho e atuarão de forma passiva e democrática, defendendo apenas os interesses coletivos.
Os eleitos foram:
Cortez – Eleito com 68 votos, o pedreiro Sr. Elitonio Rodrigues Alves;
Santos/CMI – Eleito com 97 votos, o Sr. Rivomar Rebouças Freire;
Rio Verde – Eleito com 240 votos, o carpinteiro Sr. Manoel Gomes Ferreira;
DongYang – Eleito com 99 votos, o carpinteiro Sr. Francisco de Sousa Morais;
Braco – Eleito com 319 votos, o carpinteiro Sr. Francisco das Chagas Araújo;
“Parabéns aos trabalhadores pelo exercício da democracia e aos eleitos pela coragem, desejamos boa sorte!”, encerrou Raimundo Nonato Gomes – presidente do SINTEPAV-CE após receber os resultados.
FONTE: Assessoria de Imprensa do Sintepav-CE