CNTM realiza Seminário Nacional do Setor Metalúrgico

cartaz semnário cntm
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM/Força Sindical) realizará, nesta quarta e quinta-feira (7 e 8), o “Seminário Nacional do Setor Metalúrgico”. O evento será realizado no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, rua Martins Fontes, 71, Bela Vista, região central.

O Seminário vai reunir dirigentes sindicais das 156 entidades metalúrgicas filiadas à CNTM (147 Sindicatos e nove Federações), de todas as regiões do País, que representam cerca de 1,2 milhão de trabalhadores metalúrgicos.

O objetivo é debater o atual cenário econômico e sugerir propostas para a retomada do desenvolvimento industrial, com valorização da produção nacional e do mundo do trabalho, com ênfase nos interesses dos trabalhadores metalúrgicos.

“Queremos fortalecer a ação sindical da Confederação e de nossas Federações e Sindicatos filiados em defesa dos direitos trabalhistas, da manutenção do poder de compra dos salários e dos empregos”, diz o presidente da CNTM e da Força Sindical, Miguel Torres.

Programação
Quarta-feira, 7 de outubro de 2015

8h30 – Abertura
9h00 – Palestra: “O Brasil diante da Desindustrialização e o Ajuste Fiscal” com Antonio Corrêa Lacerda, Professor-doutor de Economia da PUC/SP
11h05 – Desafios atuais e futuros do Movimento Sindical
13h30 – Participação do jornalista Marco Damiani. Tema: Comunicação Social e Sindical
13h45 – Palestra: “Redes Sindicais e Fortalecimento da Ação Sindical”, com Mônica Veloso – Vice-presidente da CNTM e Secretária Municipal do Trabalho de Osasco/SP
15h00 – Palestra: “Desempenho da Indústria Metalúrgica no Brasil” com Altair Garcia, Técnico do Dieese
16h10 – Participação do vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, Carlos Clemente. Tema: Trabalho de pessoas com deficiência e Lei das Cotas (“Os mitos que podem ser derrubados”)
16h45 – Trabalho de grupos e apresentação de propostas

Quinta-feira, 8 de outubro

8h30 – Palestra: “Pauta Trabalhista e Desafios do Movimento Sindical em ambiente de crise” com Antônio Augusto de Queiroz – Analista político e diretor de Documentação do Diap
10h50 – Leitura de documentos, aprovação e encaminhamentos
12h30 – Encerramento