Sob coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), oito confederações de trabalhadores de diferentes setores profissionais firmaram posição, nesta terça-feira 2, em Brasília, pela correção da tabela do Imposto de Renda, redução da taxa básica de juros (Selic) e manutenção de direitos no âmbito da reforma da Previdência Social.
“Não aceitamos mais perdas”, resumiu o presidente da CNTM, Miguel Torres, “A crise só será superada com a retomada da economia e não com novos ataques aos direitos e conquistas dos trabalhadores”, completou.
O analista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Augusto de Queiroz, fez uma exposição sobre a atual correlação de forças, no Congresso Nacional.
“Não iremos mais pagar pela crise”, disse ao BR o presidente da CNTM. “Já passou da hora de o governo reconhecer suas verdadeiras bases e entender que a superação da crise só vai se dar pela recuperação da indústria, pelo aquecimento do consumo e pelo respeito aos direitos adquiridos pelos trabalhadores”, completou ele.
A correção da tabela do Imposto de Renda, de forma a não incluir na cobrança tributária contingentes que hoje estão isentos, fixou-se como reivindicação comum às entidades sindicais participantes do encontro.
Juros- Uma redução acentuada da taxa básica de juros é outra medida considerada de importância estratégica para que o governo volte a estimular investimentos produtivos na economia.
As confederações igualmente registraram sua oposição a perdas de direitos no âmbito da reforma da Previdência Social.
Abaixo, a relação de entidades que participaram do encontro:
CNTM/Força Sindical – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos
CNM/CUT – Confederação Nacional dos Metalúrgicos
CONACOVEST – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário
CONTRATUH – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade
CONTEC – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito
CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados
CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio
CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria
CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação