Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Congresso tem 750 medidas para mudar pacote de Dilma

As medidas provisórias que mudam as regras da pensão por morte, do auxílio-acidente, do seguro-desemprego e do abono do PIS receberam mais de 750 emendas de deputados e senadores.

A oposição foi a que mais apresentou propostas de modificação ou suspensão, segundo a Agência Câmara.

As mudanças na pensão por morte tiveram 508 emendas.

A medida prevê a comprovação de, no mínimo, dois anos de casamento ou união estável. Parlamentares tentam tirar esse requisito.

Outro pedido é acabar com o limite de duração da pensão, em que viúvas com até 44 anos não terão mais benefício vitalício. Para o senador Paulo Paim (PT-RS), deve-se manter o direito à pensão integral.

Nas emendas, parlamentares aproveitaram até para voltar a discutir o fator 85/95 nas aposentadorias – que dá benefício integral a quem, na soma da idade e do tempo de contribuição, atingir 85(mulher) e 95(homem).

A medida que altera as regras do seguro-desemprego recebeu 233 emendas. Algumas pedem a suspensão total da proposta do governo.

O pacote passará por comissões mistas de deputados e senadores. Se aprovado, seguirá para os plenários da Câmara e do Senado.

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC) afirmou que “não tem como” o pacote sair sem alterações.

A Força Sindical se reuniu ontem com os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para pedir que as medidas não sejam aproadas. Para o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, não será aceita a retirada de benefícios.

O comando do Congresso e líderes do governo passaram a admitir abertamente que o pacote passará por mudanças que serão articuladas pelos congressistas. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), disse que o governo não vai voltar atrás, mas aceita negociar. A expectativa é de economizar R$ 18 bilhões em 2015.