Mercado Aberto
MARIA CRISTINA FRIAS – cristina.frias@uol.com.br
Amparado por setores que ainda tentam se recompor após a crise, o consumo de energia subiu mais de 11% no ano passado.
É o que aponta pesquisa da gestora independente de energia elétrica Comerc.
Combalidos pala crise em 2009, os setores de eletromecânica e siderurgia retomaram impulso em 2010, o que contribuiu para a alta geral do consumo. As áreas tiveram aumento de 47,98% e 48,45%, respectivamente.
Como ainda não retomaram o patamar pré-crise, ao contrário dos outros setores, esses dois segmentos ainda devem puxar algum aquecimento nos próximos meses.
“Nesses dois setores, que sofreram mais, ainda há espaço para crescer e impulsionar um leve aumento, mas sem a performance exuberante que registraram em 2010”, afirma Marcelo Ávila, vice-presidente da Comerc.
Para 2011, a estimativa é de alta mais moderada, de 5%.
Apesar de ter registrado queda do consumo no ano passado, o setor de mineração deve reverter seu papel neste ano, segundo Ávila. “Projetos de minas que vão amadurecer e entrar em operação aumentarão o consumo da mineração”, afirma.
Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), que divulgará seu levantamento na próxima na semana, o crescimento do setor industrial já retomou o nível pré-crise e o setor residencial está em alta expressiva. Em novembro, nas residências, o consumo subiu 3,9% ante igual período de 2009.