Contas são pagas em dia por 95% dos microempresários

As micro e pequenas empresas nunca foram tão pontuais no pagamento quanto no mês de maio, mostra pesquisa da Serasa Experian. De cada 100 pagamentos efetuados no período, 95 foram quitados à vista ou com até sete dias de atraso.Este é o maior patamar do indicador desde janeiro de 2006, ano em que se inicia a série histórica.

“Isso indica que as empresas de pequeno porte, que demoraram mais para se recuperar da crise do que as grandes, agora estão registrando crescimento sólido e também não devem estar precisando buscar crédito para pagar suas contas”, afirma Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa.

Essa pontualidade no pagamento deve ser preservada. Para Pedro Gonçalves, consultor do Sebrae- SP, a adimplência das empresas abre espaço para que elas negociem prazos mais extensos de pagamento com seus fornecedores.”

Os empresários, especialmente aqueles que têm suas vendas concentradas em uma determinada época do ano, podem pedir aos fornecedores que o pagamento seja feito só depois do período em que a venda é realizada. Quem conseguir isso, terá um ótimo fluxo de caixa”, diz.