Copa do Mundo afeta indústria

As paralisações para os jogos brasileiros na Copa do Mundo e os estoques elevados derrubaram em 1% a produção industrial em junho em relação a maio, como revelou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, na comparação com junho do ano passado, a produção da indústria aumentou 11,1%. No primeiro semestre, a indústria acumulou uma expansão de 16,2%, o melhor resultado semestral da série histórica iniciada há 20 anos.

O economista da coordenação de indústria do IBGE, André Macedo, disse que os dados de junho confirmam uma perda de ritmo na atividade do setor industrial no segundo trimestre, após resultados tão elevados, no primeiro trimestre, que levaram o setor ao patamar recorde de produção em março. Em junho, o nível de produção já estava 2% abaixo do recorde, mas os resultados comparativos a iguais períodos do ano passado ainda mostravam vigor.

De acordo com Macedo, o resultado de junho foi negativamente influenciado pela realização da Copa do Mundo, já que três dos quatro jogos do Brasil no torneio esportivo ocorreram em dias úteis, afetando a produção. Além disso, segundo ele, dados divulgados em sondagens e pesquisas de outras instituições mostram “níveis indesejados de estoques em alguns segmentos, o que também pode estar afetando o ritmo da atividade da indústria”.

(O Popular)