CST ajuda a desenvolver a comunicação dos trabalhadores

Oficina gratuita do Programa Orienta oferece noções de como ter mais desenvoltura para falar em público

Uma das etapas mais temidas nos processos seletivos é a apresentação em público. Muitas empresas utilizam essa etapa para observar como o candidato se porta diante do público, sua dicção e até mesmo como lida com a tensão, já que a situação costuma deixar os trabalhadores bastante nervosos.

No Centro De Solidariedade ao Trabalhador, nessa semana, entre os dias 22 e 25.07, o Programa Orienta terá uma edição especial da oficina Orienta Comunicação, voltada totalmente para as técnicas de oratória e como falar bem em público, com carga horária total de 16 horas.

De acordo com Maurício Bertolini, supervisor do Programa Orienta, com a timidez sendo trabalhada, o candidato ganha mais desenvoltura nos processos seletivos e  consegue valorizar suas qualidades profissionais.

“Muitas vezes os trabalhadores perdem pontos nessa etapa e aprendendo técnicas para lidar com o nervosismo, aumentam muito as chances de conseguir a vaga desejada e ser um profissional melhor. Por isso escolhemos realizar uma oficina especial para trabalhar essas travas que muitas pessoas possuem”, explica.

Seguem abaixo algumas dicas apresentadas na Oficina:

• Seja natural: não interprete um personagem durante sua exposição. A melhor opção é ser espontâneo

• Treine: comece falando mais em grupo de amigos; treine em casa, sozinho para se familiarizar com sua voz.

• Se conheça: saiba quais são suas qualidades e limitações.

• Aprenda a ter ritmo na sua apresentação para expor suas idéias com clareza. 

Sobre o Programa Orienta

O Orienta é mais um serviço gratuito do Centro de Solidariedade ao Trabalhador, composto de cinco oficinas gratuitas (Comunicação, Informática, Raciocínio Lógico, Empreendedorismo e Mercado de Trabalho) e a orientação profissional diárias, Orienta Atitude, em que são apresentadas informações e atualização para tornar o trabalhador mais seguro e direcionado na busca pelo emprego.

O Programa consegue beneficiar até 1.500 trabalhadores por mês.

O objetivo do programa é complementar a intermediação de mão de obra, aprimorando conhecimentos e a habilidade para desenvolver funções.

Assim, a inserção ou o retorno ao mercado de trabalho terá muito mais qualidade.

• As vagas para as Oficinas são limitadas, e de acordo com a ordem de inscrição. Caso exceda o número, a inscrição para a turma da próxima semana é realizada automaticamente.

Endereços

– Zona Central/Liberdade – Rua Galvão Bueno, 782

Os interessados devem comparecer ao endereço acima com carteira profissional, PIS e CPF.