Departamento Jurídico é reinaugurado

Fotos Paulo Segura

Miguel, Elza, Mendonça, Arakém, diretores reinauguram o Departamento Jurídico

O Sindicato apresentou aos trabalhadoras e trabalhadores associados as novas instalações do Departamento Jurídico da entidade, que passou por uma ampla reforma. A apresentação aconteceu na sexta-feira, dia 3, e reuniu cerca de 80 trabalhadores, além de advogados do Sindicato, dirigentes e funcionários de vários departamento. O evento foi aberto pelo presidente do Sindicato, Miguel Torres; diretora financeira, Elza Costa Pereira; diretor Cícero Mendonça, coordenador do departamento, e o secretário-geral, Arakém.

O departamento, que funciona no 7º andar do Sindicato, não tem divisórias e esteve em reforma por aproximadamente três meses sem, contudo, deixar de atender os associados e de dar encaminhamento nos processos.


Presidente Miguel Torres

“O Departamento Jurídico tem que acolher os trabalhadores em um ambiente mais favorável ao momento que eles estão vivendo. Na hora que o trabalhador tem uma demanda difícil, ele vem em busca de seus direitos e temos que dar assistência da melhor maneira possível. Nosso objetivo é atender cada vez melhor os associados e associadas e também oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários e advogados”, disse Miguel Torres.

 


Diretora Elza

Elza, que coordena os projetos de reforma e preservação do patrimônio da instituição, lembrou que o Sindicato já reformou o Clube de Campo, em Mogi; o Centro de Lazer, em Praia Grande; o Centro de Formação Profissional do Sindicato, o Ambulatório Médico, está reformando o andar térreo do Palácio do Trabalhador e construindo uma nova sede em Mogi das Cruzes.

“Chegou a vez do Departamento Jurídico e, junto com esta reinauguração, estamos prestando uma homenagem a uma pessoa que perdemos recentemente, a Dra. Ritsuko Tomioka, pelos trabalhos e serviços prestados à categoria”, disse Elza.

A sala que abriga a Biblioteca Jurídica do departamento foi inaugurada com o nome da advogada – Ritsuko Tomioka -, que trabalhou no Sindicato por 42 anos, com seriedade e dedicação.

O secretário Arakém finalizou falando da importância do departamento para os trabalhadores na luta em defesa dos direitos e contra a intransigência de patrões que não respeitam a legislação nem os trabalhadores. “Aqui, garantimos os direitos de milhares de companheiros e companheiras, pois este Sindicato tem um corpo jurídico dos melhores do País”, afirmou.

De acordo com projeto de reforma do departamento, os processos trabalhistas estão sendo digitalizados e vão permitir aos trabalhadores, num futuro próximo, acompanhar os processsos pela internet.

Outra novidade é que uma vez por mês, o departamento fará reuniões mensais com os trabalhadores que abrirem processo a cada mês.


Sala drª Ritsuko Tomioka


Diretor Mendonça, advogado e coordenador do Departamento

 


Advogados e funcionários

Advogados

 


Balcão de atendimento

Funcionários e advogados

Arakém, Miguel, Elza e Mendonça na Biblioteca Jurídica Ritsuko Tomioka