Dia 21 de abril é o Dia do Metalúrgico

Neste 21 de abril, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, a CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e a Força Sindical, presididos por Miguel Torres, e toda a diretoria, parabenizam esta categoria pioneira nas lutas dos trabalhadores brasileiros e de grande importância histórica para a classe trabalhadora e o processo de desenvolvimento do país.

A metalurgia é uma das profissões mais antigas de que se tem conhecimento, estima-se que tenha surgido há 6 mil anos, com os primeiros ferreiros. Com o passar do tempo e as novas necessidades, os ferreiros foram se especializando, chegando ao que conhecemos hoje como metalúrgicos.

Ao longo da sua história tornou-se uma categoria guerreira, acostumada a colocar as próprias mãos na História, a se organizar e carimbar conquistas essenciais para toda a classe trabalhadora.

Por isso, registramos com orgulho mais este 21 de abril, data em que também lembramos o mártir Tiradentes (Joaquim José da Silva Xavier), o líder da Inconfidência Mineira que, em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado por liderar um movimento pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma Constituição nem direito de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pelo império.

Viva Tiradentes!
Viva o trabalhador metalúrgico!


O ferreiro faz peças de arte lindíssimas