Dia do Trabalhador reúne milhares de pessoas na Praça Castro Alves

A 9ª edição da festa em comemoração ao Dia do Trabalhador, realizada pela Força Sindical Bahia, na Praça Castro Alves, reuniu cerca de 70 mil espectadores, que vibraram com shows de diversas atrações musicais e o sorteio de prêmios.

Iniciada por volta das 13 horas, a festa comandada pela presidente da Força Sindical Nair Goulart e pelo presidente do Sintepav Bebeto Galvão, contou com a participação de políticos e personalidades baianas como as deputadas federais Alice Portugal e Lídice da Mata, o Secretário de Trabalho do Estado, Nilton Vasconcelos, o Secretário Municipal de Reparação Ailton Ferreira, além do deputado federal Nelson Pellegrino.

Diversas atrações musicais animaram os milhares de espectadores da festa do trabalhador, como a Banda Black Style, Balada Sete, o cantor Edson Gomes, Adão Negro e o forrozeiro Virgílio Elísio.

Tendo como tema “Redução da Jornada e Ampliação dos Direitos”, a festa contou com um ato político em defesa da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, sem diminuição do salário. “Continuamos na luta pela aprovação da redução da jornada de trabalho. A medida trará inúmeros benefícios ao trabalhador brasileiro, como a abertura de até 2,5 milhões de novos empregos, além de proporcionar mais tempo para o trabalhador investir em lazer e qualificação profissional”, afirmou a presidente da Força Sindical Bahia, Nair Goulart.

História – O dia 1º de Maio é uma data histórica, criada para homenagear os trabalhadores que lutaram por melhores condições de emprego e pela redução da jornada em 1886, na cidade de Chicago, Estados Unidos. O Dia do Trabalhador foi consolidado no Brasil durante o governo de Rodrigues Alves, entretanto foi no mandato de Getúlio Vargas que foram alcançadas as principais conquistas dos trabalhadores. A data também era escolhida por Getúlio para anunciar o aumento anual do salário mínimo.

A Força Sindical realiza atos políticos em comemoração ao Dia do Trabalhador em vários estados, como São Paulo, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, dentre outros. Em São Paulo, mais de um milhão de pessoas comparecem à Praça Campo Bagatelle, Zona Norte, para assistirem aproximadamente 40 shows gratuitos com artistas consagrados nacionalmente, além da oportunidade de participarem do sorteios de vários prêmios.

Por Sandro Badaró
Assessoria da Força Sindical Bahia
imprensafsba@gmail.com