Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Dias Toffoli, presidente do STF, participa de videoconferência com as Centrais Sindicais

Miguel Torres

Dias Toffoli

Nesta quinta, 26 de março de março, o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), participou de uma videoconferência com presidentes das centrais sindicais brasileiras.

Em sua mensagem, Dias Toffoli agradeceu o apoio do movimento sindical à instituição STF, apoiou a luta pela manutenção das negociações coletivas, com a imprescindível participação das entidades representativas da classe trabalhadora, e defendeu a criação urgente de um Comitê Gestor da Crise com protocolos de ação contra o coronavírus, na economia e na preparação do País para o pós-crise.

Toffoli afirmou que irá encaminhar aos demais ministros as Medidas de Proteção à Vida, à Saúde, ao Emprego e à Renda dos Trabalhadores e Trabalhadoras, elaboradas pelas Centrais Sindicais com o Dieese para o Brasil enfrentar o coronavírus, evitando os efeitos negativos da pandemia no mercado de trabalho, na produção e nos empregos e preservando a saúde e segurança da classe trabalhadora.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, em sua participação na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na Liberdade, disse que os trabalhadores não podem arcar com o peso da crise e que o movimento sindical é essencial para os trabalhadores e a sociedade, ainda mais em momentos como este de pandemia, riscos à saúde e de mais ameaças aos direitos.

Miguel Torres pediu o apoio de Toffoli e do STF para a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6346, da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), contra a medida provisória 927 do governo, convertida em MP 928, que tira os sindicatos das negociações coletivas entre empresas e trabalhadores nesta época de coronavírus. Solicitou apoio também à ADI que pede a anulação das homologações dentro das empresas. “Com a presença dos sindicatos nas homologações e nas negociações coletivas haverá, com certeza, uma maior tranquilidade para os trabalhadores e para as próprias empresas”.

Participaram da videoconferência: Sérgio Nobre (CUT), Ricardo Patah (UGT), Adilson Araújo (CTB), Antônio Neto (CSB), José Calixto (Nova Central), João Carlos Gonçalves, o Juruna (Força Sindical), o deputado federal Paulinho da Força, Canindé Pegado (Condefat) e Clemente Ganz Lúcio (Dieese).

 

Val Gomes
Assessor de Imprensa
Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes
www.metalurgicos.org.br