Diretor Sargento na mesa de debates da conferência que envolve aposentados, centrais sindicais e demais segmentos sociais |
O diretor do Sindicato Roberto Sargento está representando o Sindicato dos Metalúrgicos de São paulo e Mogi das Cruzes nos encontros preparatórios para a 1ª Conferência Estadual do Trabalho Decente, que será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O diretor participou dos encontros de Tupã e de Americana, nos dias 16 e 29, respectivamente, e estará no próximo dia 20 de outubro na Baixada Santista.
“Este evento é de uma importância muito grande, porque reúne a OIT (Organização Internacional do Trabalho), todas as centrais sindicais, entre elas a Força Sindical, a Secretaria estadual de Emprego e demais secretarias do Estado, Fiesp (Federação das Indústrias), movimentos organizados da sociedade civil, todos com o mesmo objetivo, defender o trabalho decente e combater e eliminar as formas de trabalho indignas”, afirma Sargento.
Os encontros preparatórios para a Conferência do Trabalho Decente estão sendo realizados em todos os Estados.
Sergipe
No sábado, 1º de outubro, aconteceu em Aracajú a Pré-Conferência sobre o Trabalho Decente, com representantes dos trabalhadores e trabalhadoras, governo, patrões e da sociedade civil de todo o Estado.
A Pré-Conferência discute os indicadores de trabalho decente produzidos pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos) para, a partir daí, determinar metas de superação desses índices.
Trabalho Decente na Rio + 20 em 2012
No dia 22 de setembro, o DIEESE esteve presente na segunda Oficina sobre Desenvolvimento Sustentável para a Rio + 20, promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
O diretor técnico Clemente Ganz Lúcio e o Supervisor do Escritório do DIEESE no DF Clóvis Scherer representaram o Departamento.
O DIEESE é integrante do CDES, Conselho criado pelo Governo Federal para assessorá-lo, reúne representantes do governo federal, do empresariado e da sociedade civil.
A Conferência Rio + 20 programada pela ONU para ocorrer em junho de 2012, no Rio de Janeiro, terá como foco uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e marcará os 20 anos da realização da Conferência da ONU para o meio ambiente, em 1992.
Em sua fala, Clóvis frisou a questão do desemprego, considerando a inclusão social, o trabalho decente, a seguridade social e a ideia de levar para Rio + 20 a experiência brasileira na definição de salário mínimo e na transferência de renda.
Por Assessoria de Imprensa do Sindicato, Dieese
Clique aqui e saiba mais sobre a Jornada Mundial pelo Trabalho Decente