Dirigentes metalúrgicos da base metalúrgica da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) estão em Canton, Mississipi, nos Estados Unidos, em apoio à luta dos metalúrgicos da Nissan pelo direito de sindicalização ao UAW- United Auto Workers (Sindicato dos Metalúrgicos dos Estados Unidos).
Haverá eleições na Nissan na quinta, 3 de agosto, e na sexta, 4 de agosto. O voto SIM é pelo direito de sindicalização ao UAW.
“Estamos solidários à luta dos companheiros da Nissan e prontos para colaborar com novas ações que possam quebrar esta injusta resistência patronal e garantir o direito de sindicalização. A luta é global! Força companheiros!”, diz Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo/Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical.
A mobilização conta com as presenças do ator e ativista Danny Glover, da vice-presidente da CNTM, Mônica Veloso (Osasco), do secretário de finanças da CNTM, Carlos Albino(Catalão) e dos dirigentes metalúrgicos Paulo Pissinini (Grande Curitiba) e Reginaldo José de Faria (Anápolis) e Rafael Guerra (UAW).
“A CNTM trás uma forte mensagem de solidariedade e apoio a UAW e aos trabalhadores e trabalhadoras da Nissan. Sob forte ataque de pressão, a empresa desrespeita o direito de organização e de sindicalização. E práticas como estas devem ser combatidas e denunciadas. Vencer esta luta aqui significa uma conquista para a luta sindical internacional”, diz Mônica Veloso.