
O presidente Miguel Torres (Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes) participou na quinta, 24 de abril de 2025, em Brasília, de uma reunião do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, com representantes das Federações das Indústrias e das Centrais Sindicais.
Em pauta a NR-1, norma regulamentadora que estabelece as diretrizes gerais de segurança e saúde no trabalho e foi atualizada recentemente, por exemplo, com a inclusão obrigatória dos riscos psicossociais (entre eles: estresse, assédio, sobrecarga de trabalho e outros fatores que afetam a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras), que precisam ser fiscalizados e combatidos.
A inclusão destes fatores que geram riscos psicossociais no ambiente de trabalho, por meio do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), entrará em vigor no dia 26 de maio, em caráter educativo, e que a autuação pela Inspeção do Trabalho só terá início em 26 de maio de 2026. “A medida busca dar tempo para que as empresas se adequem e ofereçam mais segurança no ambiente do trabalho”, explicou o Ministro Luiz Marinho.