Emprego industrial cai 0,4% em março ante fevereiro, diz IBGE

Por Alessandra Saraiva | Valor

 RIO – O emprego industrial apresentou queda de 0,4% em março, na série livre de influências sazonais, na comparação com fevereiro, quando subiu 0,1%, de acordo com os dados divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário (Pimes).

Na mesma base de comparação, o número de horas pagas caiu 1,2% em março, ante fevereiro, e a folha de pagamento real diminuiu 0,7%. Ambas haviam subido 1,3% em fevereiro ante janeiro.

No primeiro trimestre do ano, a queda do emprego industrial é de 0,8%, ao passo que nos últimos 12 meses encerrados em março houve avanço de 0,2%.

Ótica anual

Já em relação a março de 2011, o total do pessoal ocupado assalariado na indústria diminuiu 1,2%, sexto resultado negativo consecutivo neste tipo de comparação, segundo o IBGE.  É a maior queda observada nesse recorte desde dezembro de 2009, quando houve recuo de 2,4%.

O IBGE informou ainda que o número de horas pagas em março deste ano em relação a igual mês do ano passado caiu 1,5%, e cedeu 1,2% no primeiro trimestre, acumulando queda de 0,40% 12 meses até março.

Já a folha de pagamento real de março apresenta alta de 4,2% na comparação com um ano antes, e acumula avanço 4,6% no primeiro trimestre, com variação positiva de 3,9% em 12 meses até março.