Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Encontro da Força Regional Guarulhos debate estrutura sindical e valorização das negociações coletivas

Miguel Torres

Nesta quinta, 16 de março de 2023, aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, um encontro com sindicalistas da Força Regional Guarulhos, com presenças de Miguel Torres, presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Danilo Pereira, presidente da Força Sindical SP, e Carlos Augusto dos Santos, o Carlão, da Força SP e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

O debate principal da reunião foi a reorganização Sindical. Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, Josinaldo José de Barros, o Cabeça, “este é um tema que vai requerer muito diálogo dentro no sindicalismo, com o governo e com o Congresso Nacional ”.

Miguel Torres destacou a importância de todos os dirigentes apresentarem propostas para que o projeto sobre uma nova estrutura sindical no Brasil seja amplamente debatido e aproveitarmos o momento político para fortalecer o movimento sindical, as negociações coletivas, mostrar à opinião pública que o sindicalismo brasileiro é atuante e representativo e exigir a revisão de pontos sensíveis da reforma trabalhista de 2017.

“É preciso garantir o retorno da ultratividade, a homologação com assistência dos sindicatos, uma nova redação para a terceirização, fortalecer as negociações coletivas e as entidades sindicais, avançar a política de valorização do salário mínimo, equacionar o trabalho por aplicativo e se mobilizar para enfrentar os interesses de grupos conservadores que buscam enfraquecer o movimento sindical”, diz Miguel Torres.

Na abertura, houve lançamento do livro do professor e presidente do Centro de Estudos e Memória da Juventude, Euzebio Jorge Silveira. Ele apresentou a obra e destacou os desafios do jovem no mercado de trabalho. “Num cenário de alto desemprego, baixos salários e alta rotatividade, o desafio do sindicalismo e do governo é fazer com que o jovem tenha perspectivas”, orienta o professor.

Participaram do Encontro oito Sindicatos de Guarulhos, representando os servidores, têxteis, beneficentes, edifícios, gráficos, alimentação e químicos, além dos metalúrgicos. A Regional da Força é comandada pelo dirigente metalúrgico José Barros da Silva Neto.

Miguel e Cabeça

José Barros

Danilo Pereira

com informações do site www.metalurgico.org.br