Evento teatral no Sindicato é interação cultural

Fotos Iugo Koyama

Foi num ambiente cultural, agradável, embalado por pessoas dispostas a se permitirem adentrar no mundo da imaginação, que o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e a Trupe Ortaética de Teatro Comunitário realizaram, no dia 26, no auditório do Sindicato, a apresentação de espetáculo infantil didático e o Arraiá teatral.

As atividades começaram às 18h, no palco do Sindicato, com o espetáculo infantil “O Bobo da Corte e o Livro Encantado”, de Sol Borges. Na platéia, alunos dos cursos de teatro, familiares, diretores e assessores do Sindicato.

Os olhares atentos das crianças e dos adultos eram o termômetro do quanto o espetáculo repercutiu no imaginário popular.
O apresentador do evento, e coordenador do teatro, professor Tiago Ortaet, enfatizou a importância do projeto em ser formador de plateias para as artes e, ao mesmo tempo, de formar cidadãos artistas; protagonistas de belas histórias nos palcos e na vida.

Elza Costa Pereira, diretora financeira do Sindicato, difusora da iniciativa para os trabalhadores, prestigiou o trabalho cultural.


Teve casamento caipira atrapalhado e “Quadrilha Maluca do Improviso”. No palco externo do Sindicato, o Trio Hill Valley encantou a plateia, que dançou pra valer. A música sertaneja universitária deu o tom da festa que animou os presentes.

Ao final, três convidados foram premiados com cursos gratuitos de inglês, graças à parceria da Trupe Ortaética com a Central Cursos.

“Esta foi mais uma demonstração da força do trabalho coletivo, do poder catalisador da arte de emocionar, divertir, ensinar, entusiasmar”, disse Elza.


Na festança foram selados compromissos com os presentes, para que explorem todas as possibilidades de aprendizado com os cursos, oficinas, palestras e espetáculos promovidos pela equipe teatral. As portas sindicais estão permanentemente abertas para a cultura.