Ricardo Flaitt
Magrão, Miguel Torres, Pereira e Jorginho entregam a pauta da categoria
Dirigentes da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo realizaram na segunda-feira, 3 de outubro, às 10 horas, ato de entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2011 na Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, aos grupos patronais 10, 19-3 e Fundição.
A Federação congrega 52 sindicatos de metalúrgicos no Estado de São Paulo e representa cerca de 800 mil trabalhadores da categoria.
Principais itens da pauta:
* Redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial;
* Reposição das perdas inflacionárias do período dos últimos 12 meses;
* Aumento real decente, uma vez que as indústrias ganharam muito no acumulado dos últimos três anos;
* Valorização do Piso Salarial;
* Fim do teto de aplicação do reajuste;
* Fim das terceirizações, que cria uma subcategoria de trabalhadores, sem direitos fundamentais garantidos pela legislação.
Além destes, a pauta contém 147 cláusulas que abordam da garantia do trabalhador acidentado ao fornecimento de absorvente às mulheres. As cláusulas estabelecidas em Convenção Coletiva são direitos que se ampliam além dos já garantidos na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.
Para Cláudio Magrão, presidente da Federação, “só dá para pensar num Brasil maior se o trabalhador fizer parte desse processo de desenvolvimento”, afirma.
Agenda
Dia 5 de outubro, quarta-feira, às 10 horas, acontece a entrega da pauta ao grupo patronal Sindipeças e, na sexta-feira (7), os dirigentes da Federação realizam a entrega da pauta do Sindmaq.