Na próxima segunda-feira (dia 1º), o ator e ativista Danny Glover, sindicalistas e metalúrgicos norte-americanos estarão na sede da Força Sindical em São Paulo, onde será realizado um ato em solidariedade aos trabalhadores metalúrgicos da Nissan, situação em Canton, no estado de Mississipi.
Divulgação Danny Glover |
A manifestação será promovida pela Força Sindical e a CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos).
O ator e os sindicalistas norte-americanos estiveram no Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba (SMC). De acordo com a entidade, a visita faz parte de um intercâmbio entre a Força Sindical e a United Auto Workers (UAW), sindicato que representa os trabalhadores metalúrgicos e de outras categorias nos Estados Unidos. O intercâmbio visa, através da troca de experiências com o modelo brasileiro de sindicalismo, intensificar a mobilização dos trabalhadores norte-americanos para implantar a representação sindical na Nissan, situada em Canton, estado do Mississipi.
A classe trabalhadora dos EUA se depara com um país onde a representação não é obrigatória em vários estados – e o Mississipi é um deles. Lá, para ser representado é preciso que seja realizada na empresa uma eleição com voto aberto. Na maioria dos casos, o trabalhador, acuado, vota sob a pressão dos patrões, favorecendo a empresa. A Nissan está coagindo fortemente os seus funcionários, sendo que mais da metade é temporário.
Danny Glover
Além de ator, é forte defensor público dos direitos dos trabalhadores nos EUA e ao redor do mundo. Em 2010 foi preso ao apoiar protesto de trabalhadores da rede de restaurantes Sodexho, na cidade de Maryland. Sua esposa, Eliane Cavalleiro, é brasileira e originalmente de São Paulo. Danny é famoso por seus papéis em Máquina Mortífera, A Cor Púrpura e Ensaio sobre a Cegueira.