Na segunda-feira, dia 25, a Força Sindical realizou Encontro Nacional dos Secretários de Saúde do Trabalhador da Força Sindical, evento que reuniu representantes de 20 estados.
Arnaldo Gonçalves, Secretário de Nacional de Saúde do Trabalhador informou que a atividade é realizada todos os anos “e tem como objetivo avaliar, atualizar e multiplicar as ações em defesa da saúde do trabalhador desenvolvida pela Força Sindical nos Estados, bem como fortalecer o dialogo entre os secretários estaduais para que estejamos sempre defendendo um mesmo conceito de saúde do trabalhador, esse ano o encontro teve uma demanda maior de debate, por conta das diversas mudanças que tivemos com leis, portarias e MPs que estão diretamente ligadas as questões de saúde e segurança no trabalho”.
O 2º secretário adjunto, João Donizeti Scaboli, também representante da Força Sindical no Conselho Nacional de Saúde e Conselho Curador da FUNDACENTRO, esclareceu a todos sobre a realização da 15º Conferencia Nacional de Saúde que irá acontecer em Dezembro do corrente ano, bem como orientou a todos a importância da participação dos dirigentes nas etapas municipais e estaduais da Conferencia para que todos possam chegar à etapa Nacional, bem como o movimento sindical gerar demandas para as ações da FUNDACENTRO.
Luís Carlos de Oliveira, 3º secretário adjunto e representante da Força Sindical na Comissão Tripartite Paritária Permanente, falou sobre a importância da Central ocupar os espaços tripartites onde se define e elabora as Normas Regulamentadoras para que essas tenham em seu conteúdo um conceito que atenda as necessidades dos trabalhadores, bem como reforçou a importância da Oficina de capacitação em Saúde do Trabalhador para Dirigentes Sindicais e Assessores, que é desenvolvido pela Secretário de Nacional de Saúde do Trabalhador da Força Sindical.
O assessor Rogério de Jesus, da Secretaria de Saúde e Segurança da Força apresentou uma avaliação das ações que compõe o Plano Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da Força Sindical. Também foram apresentadas por cada representante, as ações desenvolvidas nos Estados.
O encerramento se deu com a definição dos encaminhamentos e agendamento das oficinas de capacitação em Saúde do Trabalhador nos Estados.