Valor Econômico
Em mais uma medida para adequar o ritmo das linhas de montagem a um mercado que cai mais de 21% neste ano, a Ford voltará a suspender a produção no mês que vem. Na fábrica de Camaçari (BA), onde a produção de carros já tinha sido interrompida por três dias neste mês — entre 12 e 14 —, os operários da Ford terão mais três semanas de férias coletivas a partir de 14 de setembro.
Antes disso, a montadora também já tem um parada confirmada na sexta-feira da semana que vem no parque industrial de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, onde é produzido o modelo Fiesta, além de caminhões.
O sindicato dos metalúrgicos do ABC informa que a montadora, usando o banco de horas, também planeja paralisar a produção do Fiesta na penúltima semana de setembro e a de caminhões a partir do dia 18, com retorno apenas no dia 5 de outubro. Essas paradas, porém, ainda não são confirmadas pela montadora.
Nesta sexta-feira, a General Motors (GM) vai dar folga e interromper a produção na fábrica de São Caetano do Sul, também no ABC, onde são montados os modelos Montana, Cruze, Cobalt e Spin. Assim como a Ford, a GM diz que o objetivo da medida é ajustar a produção à demanda.