Fotos Paulo Segura
Em sua 4ª edição, o Formarau – formatura dos alunos da Trupe Ortaética de Teatro Comunitário – apresentou no dia 2 passado, um banquete simbólico: a força do vínculo afetivo que só a arte é capaz de envolver. Investigadores de si mesmos, pesquisadores da sociedade.
O evento, realizado no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, durou mais de três horas com intervalos cinematográficos entre as peças teatrais. A cada montagem cênica eram exibidos vídeos documentais dos estudos e pesquisas das diversas turmas Ortaéticas.
Essa edição do FORMARAU objetivou a exposição da abertura de processos de criações nas seis turmas de interpretação, e também exibição de vídeo-arte das turmas de malabares, percussão corporal, contação de histórias e fotografia.
Embasado nos estudos em teatro-fórum, do teatrólogo Augusto Boal, o FORMARAU teve interação do público.
Na abertura do evento, o coordenador da Trupe, Tiago Ortaet, dedicou o evento a Fernando Costa dos Reis Telles, que sofreu um grave acidente às vésperas das apresentações. Fernando é um colaborador da equipe e aluno em vários cursos.
Alunos de todas as idades degustaram o contato com a magia de estar no palco. A noite foi regada de textos adaptados, pelos alunos, de obras clássicas como “Romeu e Julieta”, de Willian Shakespeare; “Mãe Coragem”, de Bertold Brechet, e “Homens de Papel”, de Plínio Marcos, além de criações coletivas de esquetes, que se transformarão, até o final do ano, em grandes espetáculos.
Douglas Benvenuti
Paulinho, Elza e Tiago Ortaet, coordenador dos cursos de teatro do Sindicato
O deputado federal Paulo Pereira da Silva destacou a relevância do projeto e seu poder de alcance. A mantenedora e maior apoiadora da força cultural no sindicato, Elza Costa Pereira, falou da trajetória de eventos da Cia teatral e revelou seu desejo de que a imprensa de São Paulo conheça esse projeto pela sua importância nos dias atuais.
Um momento de emoção foi durante a apresentação do vídeo da intervenção BLITZ DA HUMANIDADE, realizada pela Trupe com crianças de uma das comunidades mais pobres de São Paulo. As apresentações fecharam todo o ciclo de atividades do semestre.
Equipe de trabalho: (produção) Célia Gnecco, Fernando Costa Reis Telles e Cesinha Prado; Vivi Minorelli (professora do Curso de Fotografia), Thais Aguiar e Sol Borges (professoras), Fábio Minei (imprensa), Douglas e Paulo (fotografia), Carlos Dedão (sonoplastia), Claudonai (iluminação), Renata Capuano (secretária da tesouraria), Tiago Ortaet (coordenação-geral), profissionais da limpeza, seguranças, recepcionistas e ascensoristas.