SÃO PAULO – A General Motors (GM) iniciou ontem a montagem oficial do primeiro subconjunto para o segundo modelo de veículos da família Viva, a ser lançado no mercado brasileiro no último trimestre de 2010. A fabricação será no complexo industrial da GM em Mogi das Cruzes (SP), que opera em algumas atividades em três turnos de trabalho.
“A expansão da unidade de Mogi das Cruzes faz parte do programa da empresa no Brasil, que prevê investimentos superiores a R$ 5 bilhões no período de 2008 a 2012, para permitir a renovação total da atual linha de veículos Chevrolet até 2012, a modernização das fábricas e o aumento da capacidade produtiva, além da nacionalização de peças com fornecedores brasileiros”, destacou o presidente da recém-criada divisão internacional da GM América do Sul, Jaime Ardila.
Em Mogi das Cruzes, a GM passa a fabricar a nova picape Montana, derivada do hatchback Agile, lançado em outubro do ano passado. A nova picape será lançada no último trimestre deste ano. A operação exige que, em algumas atividades, o trabalho seja feito em três turnos e é responsável por quase mil empregos diretos e indiretos. Às vésperas de completar 11 anos – sua inauguração oficial ocorreu em cinco de novembro de 1999 -, o complexo industrial da GM inclui a montagem de subconjuntos para inúmeros modelos da linha de veículos Chevrolet produzidos em território nacional.
DCI, da Agência Estado