A presidente da Força Sindical Bahia, Nair Goulart, junto com os presidentes de mais 05 Centrais Sindicais, entregou na tarde da última quinta-feira, dia 10, no Centro Administrativo da Bahia, um documento ao Governador Jaques Wagner. Era o pedido para que a Bahia ficasse de fora do horário de verão.
A mudança começa a partir do próximo dia 21 de outubro, com término no dia 17 de fevereiro de 2013. Os sindicalistas, representando a classe trabalhadora da Bahia, argumentaram junto a Wagner que o horário é prejudicial aos trabalhadores, que têm de acordar na madrugada, quando ainda é noite, para chegar ao trabalho, tornando a jornada mais cansativa e, portanto, mais propensa a acidentes de trabalho, além de alterar o período de alimentação.
Outro fator importante para não adotar a medida, é que a implementação do horário de verão não contribuiu para melhorar os indicadores de emprego no estado e a economia de energia foi muito pequena.
A reivindicação ao governador é para que a Bahia seja excluída definitivamente do alinhamento do horário com os estados do Sul e Sudeste. E deu certo. Wagner analisou o pedido junto ao Ministério das Minas e Energias e decidiu suspender o horário de verão no estado.
Assinaram o documento a FS – Força Sindical; CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; CUT – Central Única dos Trabalhadores; NCST – Nova Central Sindical dos Trabalhadores; UGT – União Geral dos Trabalhadores; e CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil.
FONTE: Assessoria de Imprensa da Força Sindical/BA