Greve da Neodent já é a mais longa da história dos metalúrgicos do Paraná

22 dias de paralisação (dados do dia 25 de novembro de 2010)

Maior empresa de próteses da América Latina, com faturamento de R$ 230 milhões previsto para 2010, diz não ter condições financeiras para negociar data base. Trabalhadores pretendem entregar carta de apelo aos deputados, vereadores, Igreja Católica e OAB

Os metalúrgicos da Neodent, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, e que pretende ser uma das cinco maiores empresas de próteses do mundo até 2015, quebraram hoje o recorde de maior tempo em estado de greve já registrado nas empresas da base do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). Já são 22 dias parados, o que a torna a greve mais longa da categoria no Estado, superando as greves da Volkswagen, em 2009, e da CNH, em 1989, ambas com 21 dias.

A indignação dos trabalhadores se deve ao posicionamento da empresa, que se recusa a iniciar negociação sobre a data base dizendo que não tem condições financeiras, mesmo com um faturamento de R$ 230 milhões previsto para esse ano. Além do reajuste salarial, os trabalhadores querem iniciar negociação sobre abono salarial, vale-mercado, piso salarial, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e redução de jornada de trabalho, benefícios que já são concedidos por várias empresas menores ou do mesmo porte da Neodent.

A Neodent possui filiais em diversos  estados brasileiros,  exporta para vários países, entre eles: Estados Unidos, México, Portugal, Argentina, Marrocos e tem representantes espalhados nos cinco continentes. Até 2015, o objetivo da Neodent é dominar 10% do mercado mundial no setor de próteses.

Negociações de acordos salariais e outros benefícios do SMC com as  empresas já são praxe há vários anos. Por enquanto, nas campanhas salariais de 2010, o SMC já fechou acordos com cerca de 110 empresas. O posicionamento da Neodent em nem querer iniciar negociação sobre as reivindicações dos trabalhadores está manchando essa prática. Tentando intermediar a situação, a Superintendência Regional do Trabalho propôs na última quinta (18) que a Neodent inicie negociação, porém, a empresa ainda não demonstrou interesse na proposta da SRT.

Apelo para Instituições democráticas e de direitos humanos

Reunidos, em assembleia em porta de fábrica, os trabalhadores decidiram formar uma comissão para entregar uma carta de apelo aos deputados, vereadores e representantes de instituições que tem histórico de luta na defesa dos direitos humanos como o arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, da Igreja Católica e o presidente da OAB/PR, José Glomb, denunciando a situação de descaso em que se encontram e pedindo ajuda para solucionar o impasse.

Apoio internacional

A luta dos metalúrgicos da Neodent começa a despertar a atenção das organizações internacionais de defesa do trabalhador. A Federação Internacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (Fitim) emitiu nota de solidariedade à luta dos trabalhadores e repudiou a atitude da Neodent em não se importar com as reivindicações dos metalúrgicos por melhores condições de trabalho.

Confira quais foram os maiores períodos de greve já registrado pelo SMC

Empresa

Período em greve

Ano

localização

Neodent

Até agora 22  dias

2010

CIC

Volkswagem

21 dias

2009

São José dos Pinhais

CNH

21 dias

1989

CIC

CSN

20 dias

2005

Araucária

Bosch

16 dias

1990

CIC

Britânia

14 dias

1995

Bairro Rebouças

Producta

13 dias

1992

Araucária

Por Nilton de Oliveira Pinto
Asessoria de Imprensa
www.simec.com.br