Greve na Neodent chega ao 27º dia


Sem intimidação: trabalhadores da Neodent votam pelo 27º dia de greve

A greve na Neodent chega ao 27º dia sem que a empresa aceite iniciar negociações sobre a data base 2010. Durante todos esses dias, os metalúrgicos já enfrentaram sol e chuva, frio e calor, além da pressão da empresa, que fica ligando para o trabalhador na tentativa de intimidá-lo a desistir da mobilização. Mesmo enfrentando tudo isso, mais uma vez reunidos em assembleia, em porta de fábrica, hoje pela manhã, os trabalhadores mantiveram a disposição de continuar a greve até que a Neodent se abra as suas reivindicações. Amanhã tem nova assembleia, às 7h30. Todos os trabalhadores estão convocados à participar para mostrar a força da mobilização.

Na ultima quinta (25), os metalúrgicos quebraram o recorde de maior tempo em estado de greve já registrado nas empresas da base do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). Já são 27 dias parados, o que a torna a greve mais longa da categoria no Estado, superando as greves da Volkswagen, em 2009, e da CNH, em 1989, ambas com 21 dias.

A indignação dos trabalhadores se deve ao posicionamento da empresa, que se recusa a iniciar negociação sobre a data base dizendo que não tem condições financeiras, mesmo com um faturamento de R$ 230 milhões previsto para esse ano.

Além do reajuste salarial, os metalúrgicos querem iniciar negociação sobre abono salarial, vale-mercado, piso salarial, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e redução de jornada de trabalho, benefícios que já são concedidos por várias empresas menores ou do mesmo porte da Neodent.

A Neodent possui filiais em diversos  estados brasileiros,  exporta para vários países, entre eles: Estados Unidos, México, Portugal, Argentina, Marrocos e tem representantes espalhados nos cinco continentes. Até 2015, o objetivo da Neodent é dominar 10% do mercado mundial no setor de próteses.

Apoio internacional
A luta dos metalúrgicos da Neodent começa a despertar a atenção das organizações internacionais de defesa do trabalhador. A Federação Internacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (Fitim) emitiu nota de solidariedade à luta dos trabalhadores e repudiou a atitude da Neodent em não se importar com as reivindicações dos metalúrgicos por melhores condições de trabalho.

Confira as fotos da assembleia de hoje aqui.