Aiana Freitas
Especial para o UOL Economia, em São Paulo
Levantamento feito pela reportagem do UOL mostra que as lojas estão dando descontos de até 21% nos eletrodomésticos após a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciada pelo governo na semana passada.
Mas o consumidor deve ficar atento a pegadinhas. Algumas lojas dão descontos menores do que o anunciado, ainda não repassaram a redução ou não fornecem a informação completa ao consumidor.
A reportagem do UOL fez um levantamento de preços de geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupa e tanquinhos na quinta-feira (1º) à noite, dia em que a medida foi anunciada, e comparou com os valores cobrados na segunda (5) pela manhã.
O hipermercado Extra da Avenida Doutor Ricardo Jafet, na zona sul de São Paulo, anuncia um desconto de 10% na etiqueta da lavadora Brastemp Clean (8 kg), mas a diferença de preço constatada pela reportagem entre quinta e segunda-feira foi de apenas 1%.
Na quinta, o produto era vendido por R$ 999. Na segunda-feira, custava R$ 989, apenas R$ 10 a menos (ou 1%). No entanto, a etiqueta ostentava: “de R$ 1.099 por R$ 989”. Essa redução seria de R$ 110 (ou 10%).
Uma lavadora Brastemp Ative 9 kg custava R$ 1.143,46 na quinta-feira. Na segunda, o preço estava em R$ 899, o que dá um desconto de 21%, Na etiqueta, a informação era que estava “de R$ 1.199 por R$ 899”, o que seria um desconto de 25%.
Um fogão Brastemp Clean custava na quinta-feira R$ 979,88. Na segunda, saía por R$ 959, um desconto de 2%. A etiqueta no entanto, anunciava “de R$ 999 por R$ 959”, o que daria um desconto de 4%.
EXTRA A. DR. RICARDO JAFET |
|||||||||||||||
|
Sobre esses e outros casos semelhantes encontrados na loja, a empresa nega que tenha inflado preços para dar a ilusão de um desconto mais alto. Suspeita semelhante surgiu quando a loja virtual do Extra aderiu à Black Friday, há cerca de dez dias.
Em nota, a rede informou que os preços na quinta-feira já eram promocionais, e o desconto na segunda foi dado sobre os valores dos produtos sem essas “promoções”. No caso da lavadora, o valor real seria de R$ 1.099, e no do fogão, R$ 999.
Casas Bahia diz que nem todas as lojas já estavam com desconto na segunda
Na loja das Casas Bahia localizada no Shopping Central Plaza, na zona leste de São Paulo, de nove produtos pesquisados, só quatro tiveram o preço reduzido entre quinta e segunda.
O tanquinho Suggar modelo Aleluia e capacidade para 4 kg de roupas, por exemplo, era vendido a R$ 239 na quinta-feira e a R$ 199 na segunda –um desconto de R$ 40, ou 16,5%.
CASAS BAHIA – SHOPPING CENTRAL PLAZA
|
Na mesma loja, porém, a lavadora Brastemp Ative com capacidade para 11 kg era vendida, nos dois dias, a R$ 1.399 à vista.
Procurada, a empresa informou que nem todas as lojas fizeram, ainda, as alterações após a redução de IPI.
Redução de preços será gradativa, afirma Carrefour
No Carrefour do Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, só três de nove produtos pesquisados tiveram o preço alterado na data das visitas.
Na quinta, uma geladoreira Electrolux de duas portas, com 382 litros de capacidade, saía a R$ 1.899. Na segunda, o preço tinha caído para R$ 1.699. São R$ 200 a menos, o que equivale a um desconto de 10,5%.
Uma geladeira Bosh de 445 litros e duas portas, porém, era vendida pelos mesmos R$ 2.599 nos dois dias. O tanquinho Colormaq New Pionner também saía, nos dois dias, por R$ 239.
CARREFOUR SHOPPING ELDORADO
|
Em nota, o Carrefour diz que “trabalha no ajuste de seus sistemas, em parceria com seus fornecedores, para garantir que todos os produtos que foram contemplados pela medida tenham seus preços reduzidos”. A redução, segundo a empresa, será feita gradativamente.
Em loja de shopping, etiquetas não serão alteradas
Na loja da Fast Shop do Shopping Eldorado, o consumidor não encontra nem cartazes anunciando os descontos, nem preços mais baixos nas etiquetas.
De sete produtos pesquisados, todos apresentavam exatamente os mesmos valores na segunda-feira.
FAST SHOP SHOPPING ELDORADO
|
Procurada, a assessoria de imprensa da empresa afirmou que os preços estão mais baixos, mas isso não está escrito na etiqueta. A empresa alega que o consumidor terá o desconto concedido na hora da compra, mas não esclarece como o consumidor ficará sabendo.
A reportagem visitou, ainda, a unidade do Magazine Luiza localizada no Shopping Central Plaza. Lá, apenas um dos oito produtos pesquisados tinha preço anunciado menor entre um dia e outro.
Segundo a rede, isso aconteceu porque na própria quinta-feira, dia em que a medida do governo foi anunciada, as lojas já mudaram seus preços. Portanto, no momento da visita da reportagem, os valores já teriam sido ajustados.
MAGAZINE LUIZA SHOPPING CENTRAL PLAZA
|