Indústria Romi demite 320 funcionários em fábrica no interior de SP

Por Ana Fernandes | Valor

A Indústrias Romi, fabricante de máquinas industriais, fez um corte de 320 funcionários na fábrica da empresa no Brasil, instalada em Santa Bárbara D’Oeste (SP), informou o sindicato de metalúrgicos da cidade. Em nota, a empresa não precisou o número, mas confirmou que houve o corte no quadro de funcionários.

A Romi afirmou que a redução de pessoal foi feita para manter a empresa competitiva frente à retração da atividade industrial no país. Ainda de acordo com o comunicado, a fábrica tem, após o corte, cerca de dois mil empregados.

Segundo Cláudio Roberto Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Bárbara D’Oeste, o ajuste no quadro de pessoal da Romi foi negociado por 20 dias. Pereira disse que o sindicato alegou para a empresa que não seria bom demitir uma fatia maior da mão de obra especializada, pois será necessária quando houver retomada da produção. Dessa maneira, teria conseguido reduzir o número de funcionários que seriam demitidos.

O sindicato ressaltou ainda que não é só a Romi que está demitindo. Segundo levantamento da entidade, de janeiro a junho, ocorreram 880 demissões na indústria metalúrgica da cidade, número que chega a 1.200 com o corte da Romi.

A companhia vem enfrentando dificuldades nos últimos trimestres. Nos primeiros três meses deste ano, a empresa teve prejuízo líquido de R$ 3,4 milhões. No balanço fechado de 2011, a empresa registrou lucro de apenas R$ 7,9 milhões, resultado 95% menor do observado no período anterior.

Em abril, a Romi confirmou que pretende fechar, neste ano, unidades fabris que tem na Itália e convertê-las em unidades comerciais.

(Ana Fernandes | Valor)