A Etec Metal, escola técnica profissionalizante do Sindicato, começa a funcionar no dia 9 de agosto, com os dois primeiros cursos: Automação da Manufatura e Inspeção Veicular.
As matrículas estão abertas, e com preços promocionais de inauguração. Os interessados podem ir diretamente à escola (rua Galvão Bueno, 738, Liberdade) para fazer a sua inscrição.
A ETC Metal também oferece bolsas de estudo. Para se candidatar a uma vaga, os interessados precisam fazer uma prova seletiva. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30, das 8h às 20h, na própria escola, mediante a apresentação de cópia do RG e do histórico escolar de conclusão do ensino médio, ou declaração da escola de que está cursando este nível. A prova será realizada no dia 31 de julho (sábado), às 9h, na escola.
Há turmas nos períodos da manhã, tarde ou noite, sendo que as vagas gratuitas são para os turnos da manhã e tarde, e o candidato precisa estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio. Os interessados em se matricular em um dos dois cursos sem pleitear bolsa só precisam comparecer na escola.
Os cursos têm duração de 1.200 horas, com grade curricular; são certificados pelo MEC (Ministério da Educação) e, ao final, os alunos recebem diploma de conclusão do curso.
A escola possui equipamentos modernos e de última geração, professores qualificados, infraestrutura de atendimento aos trabalhadores, e já está preparando a abertura de cursos livres, com menor carga horária, a partir de 30 de agosto.
fotos Iugo Koyama
Elza, Miguel e Arakém falam da escola aos empresários
“A escola está sendo aberta num momento de crescimento da economia, com objetivo de capacitar trabalhadores e suprir a falta de mão de obra qualificada tão reclamada pelos empresários”, disse Miguel Torres, presidente do Sindicato.
PARCERIA COM EMPRESÁRIOS
O Sindicato também está buscando parceiros para ampliar a oferta de cursos e vagas e sua adequação às necessidades do mercado. Para isso, realizou no dia 29 de junho, em sua sede, uma reunião com empresários metalúrgicos para apresentar a eles a ETEC Metal, que vai oferecer cursos profissionalizantes para os trabalhadores da categoria.
“Os empresários podem contribuir de muitas maneiras, e também com sugestões para o alinhamento dos cursos às necessidades das empresas”, disse Miguel Torres, presidente do Sindicato.
Segundo ele, futuramente, os cursos poderão ser feitos dentro das próprias empresas, de acordo com suas necessidades. “Queremos aumentar a empregabilidade, melhorar a produtividade das empresas e a remuneração do trabalhador”, afirma Elza Costa Pereira, diretora financeira do Sindicato.
Mais informações: 3207-3407
Assessor pedagógico e coordenadora verificam equipamentos
VISITA DO MEC – No último dia 16, técnicos do Setec-Mec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), do Ministério da Educação, visitaram a escola para acompanhar a agenda de atividades, as instalações e os equipamentos. “A escola está fazendo matrículas, conversamos com um aluno, e o que nos deixou satisfeitos foi verificar que a instituição começa a demandar pessoas que querem migrar para a área metalúrgica. Este novo espaço vai permitir aumentar a empregabilidade e mostrar que os investimentos têm que ter continuidade”, afirmou o assessor pedagógico da Setec, Antonio Xavier. Integrou a comissão a coordenadora Carla Christine Ramos.–
–