Os trabalhadores que participam da Jornada de Intercâmbio Sindical Internacional de Jovens da IndustriALL estão hoje (dia 30) na sede da Força Sindical. Eles tiveram a oportunidade de ouvir relatos sobre a história do movimento sindical feitos por dois sindicalistas que viveram episódios marcantes nesta área desde os anos de chumbo da ditadura.
Do secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna, eles ouviram a história da Força Sindical e sua pluralidade, a unidade com as demais centrais e as bandeiras de luta da Força. Já Valclecia Trindade, 2ª secretária da Central, falou sobre a luta das mulheres, dos jovens e das questões raciais.
Até o dia 3, eles participaram na Colônia de Férias da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo em Praia Grande do Intercâmbio Sindical de Jovens Sindicalistas da FES-IndustriALL, (Fundação Friedrich Ebert) e IndustriALL (sindicato global dos trabalhadores nas indústrias químicas, têxtil e metalúrgicas), além de mais seis confederações de trabalhadores brasileiros, entre as quais, a CNTM (Conferação dos Trabalhadores Metalúrgicos) , Fequimfar (Federação dos Químicos de São Paulo) e Conaccovest (Confederação dos Textêis, Vestuário e Calçados) são ligadas a Força Sindical que coordenam o projeto.
Segundo Roberto Anacleto, técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos) e coordenador pedagógico da FES-IndustriALL, a Central tem apoiado a preparação dos jovens sindicalistas. “Esta é uma experiência pioneira e dependerá dos dirigentes aproveitarem estes jovens em seus quadros”, destaca.
O objetivo da reunião da IndustriALL”, afirma Anacleto, “é apresentar o movimento sindical brasileiro para os jovens de vários países – Alemanha, Argentina, Brasil, República Dominicana, Peru, Uruguai, Nicarágua, México, Colômbia e Chile. Em seguida, cada um deles terá a responsabilidade de elaborar um projeto sobre como atrair os jovens de suas bases, que pode ser a Confederação, federação ou sindicato.
Podem participar jovens de até 30 anos neste projeto que dura três anos. O encontro da IndustriALL na Praia Grande começou no dia 27(domingo) e terminará no dia 3.
Os representantes da Força Sindical na IndustriALL são os seguintes:
CNTM (Metalúrgicos) -Thiago Pereira
Conaccovest (Têxteis, vestuário e calçados) – Andreia Alves
Conaccovest – Diovane de Aquino
Fequimfar – Antonio Rodrigues