O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o hospital às 15h34 desta terça-feira (1/11). Ele recebeu alta do Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, onde na segunda (31) iniciou o tratamento de quimioterapia para enfrentar um tumor na laringe. Por meio de um catéter, as doses da medicação serão administradas durante cinco dias. Segundo o médico Roberto Kalil Filho, que acompanha o ex-presidente, Lula almoçou normalmente depois de realizar exames médicos para avaliar o efeito do tratamento.
Depois de sair do hospital, Lula volta a sua casa, em São Bernardo do Campo. Outras duas sessões de quimioterapia serão realizadas com intervalos de 21 dias. Depois da segunda é que será possível avaliar os resultados do tratamento. Ainda que os efeitos sejam os esperados, será necessário passar por radioterapia, em fevereiro. Segundo os médicos, o tumor na laringe é considerado de agressividade média, mas totalmente tratável e com boas chances de recuperação plena.
Em vídeo, Lula agradeceu pelo apoio dado por milhares de pessoas que lhe enviaram mensagens de solidariedade.
“Quero agradecer a todo o povo brasileiro pelo carinho e solidariedade. O que aconteceu comigo é daquelas coisas que a gente acha que não vai acontecer com a gente. Estou preparado para enfrentar mais esta batalha e juntos vamos conseguir, vou tirar isso de letra. Com a solidariedade de vocês vai ser muito tranquilo e mais fácil.
Acho que a gente precisa continuar acreditando no Brasil… para se transformar numa grande economia e pelo bem do povo brasileiro.
Não existe espaço para pessimismo, para ficar lamentando. Sem perseverança, sem muita garra, a gente não consegue nada. Temos que lutar…”
Fonte: Rede Brasil Atual com Instituto Cidadania