Lupi diz que qualificação do trabalhador será maior desafio da pasta no governo Dilma

DENISE MENCHEN DO RIO

Matéria publicada em 01/11/201014h04

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), afirmou hoje que a qualificação dos trabalhadores será o principal desafio da pasta no governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT). Segundo o ministro, o compromisso deve ser assumido tanto pelo governo quando pela iniciativa privada.

“O Brasil está na ponta da geração de emprego, mas temos um grande gargalo na qualificação profissional. Hoje muitos setores já estão completamente afunilados”, disse o ministro, que citou a construção civil, a hotelaria e os serviços como exemplos de setores que enfrentam carência de trabalhadores qualificados.

O ministro disse ainda acreditar que a geração de empregos durante o mandato da presidente eleita deva ser recorde, principalmente por causa da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, ambos sediados no Brasil.

“Vamos ter uma série de intervenções públicas federais, estaduais, municipais, que com certeza puxarão muito, alavancarão muito o emprego”, disse Lupi, que participou ontem da inauguração da estação Cidade Nova do metrô do Rio.

Lupi disse, porém, não saber se continuará à frente do ministério. “Tenho a consciência tranquila do dever cumprido, mas isso vai depender dela, do partido. Vai ter que ter conversa porque não existe cargo permanente e perpétuo”, afirmou.