Manifestação em frente ao Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 nesta 5ª

TRABALHADORES VÃO EXIGIR DO COMITÊ ORGANIZADOR QUE A NISSAN, UMA DAS MAIORES PATROCINADORAS DOS JOGOS OLÍMPICOS, CUMPRA O COMPROMISSO ASSUMIDO PARA SER PATROCINADORA DO EVENTO.

nissan6
Nesta quinta, 18 de fevereiro, às 12h, mais de 200 sindicalistas farão um protesto em frente ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, em defesa dos trabalhadores da montadora Nissan, uma das patrocinadoras do evento.

O protesto ocorre no momento em que lideranças sindicais nacionais, com o apoio da UAW, entidade sindical americana que representa os trabalhadores do setor automobilístico, e a IndustriALL Global Union, entidade mundial que representa 50 milhões de trabalhadores em 140 países, entregarão uma carta-denúncia às autoridades contra a Nissan, uma das patrocinadoras dos Jogos Rio 2016 e patrocinadora da Tocha Olímpica.

A multinacional japonesa está ferindo o código de ética dos patrocinadores da Rio 2016 ao não respeitar direitos de seus trabalhadores. Em uma de suas fábricas nos Estados Unidos, por exemplo, os trabalhadores não podem se sindicalizar e, por isso, não possuem acordo coletivo de trabalho.

Com isso, a empresa deixa de cumprir com o Código Básico da Iniciativa Ética Comercial, que é parte do Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentável dos Jogos. Os sindicalistas exigem que a montadora global cumpra seus compromissos. Ou use retire como patrocinadora dos Jogos.

mig

Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi, da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e vice-presidente da Força Sindical, participará do protesto.

“A Nissan afronta o mundo e o Brasil. Unidos podemos pressionar a multinacional a respeitar os trabalhadores da fábrica do Mississippi, EUA. A classe dos trabalhadores é universal”, diz Miguel Torres.

A manifestação será na Rua Ulysses Guimarães, 2016, Cidade Nova (RJ)