Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Manifesto conjunto de patrões e empregados pede a manutenção da política de conteúdo local

Fonte: Força Sindical

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Rio de Janeiro (Simerj) publicou nota no jornal O Fluminense em defesa da manutenção do conteúdo local para o segmento de óleo e gás. A nota é assinada também pela Federação dos Metalúrgicos do Estado do Rio de Janeiro (Fedmet-RJ), bem como por outros três sindicatos patronais e seis sindicatos de trabalhadores.

O manifesto é dirigido à população do Estado do Rio de Janeiro e defende o conteúdo local como forma de consolidação de empresas e empregos, não somente no Rio de Janeiro, mas em todo o país.

“A Federação apoia a iniciativa porque entendemos que a manutenção da política de conteúdo local, além de gerar empregos e fortalecer a produção no setor, promove o crescimento local e regional. Não podemos admitir que plataformas venham da China, por exemplo, quando temos milhares de metalúrgicos desempregados e capacidade de produção ociosa em nosso estado. Até a frágil economia do Rio de Janeiro se fortaleceria com a manutenção do conteúdo local”, afirmou o presidente Sérgio Barbosa Claudino.

Íntegra da nota:
Manifesto em Defesa da Indústria e dos Empregos no Estado do Rio de Janeiro
Dirigimo-nos à população do estado do Rio de Janeiro, nós empregadores e trabalhadores, sindicatos abaixo assinados, no intuito de defender a manutenção da política de conteúdo local para o segmento de óleo e gás.
Durante anos o instituto do conteúdo local permitiu a consolidação de empresas e empregos, não somente no Estado do Rio de Janeiro, mas em todo Brasil.
Defendemos uma política de conteúdo local ajustada à realidade atual, levando em conta o desenvolvimento técnico do país, incluído o grande patrimônio intangível de trabalhadores, técnicos e engenheiros.
Esperamos que o governo coloque o conteúdo local dentro de uma política global que incentive nossas indústrias a serem competitivas no cenário mundial.
As competências adquiridas em exploração de águas profundas, bem como na indústria de bens e serviços, não podem ser jogadas no lixo, com enormes perdas para todo o Brasil, desprezando os grandes investimentos das empresas que acreditaram no setor.
Defender o conteúdo local é uma tarefa de todos, corrigindo o mau uso feito por alguns.
Uma política de conteúdo local séria, ajustada aos legítimos interesses nacionais, trará benefícios a todos: empregadores e trabalhadores dos municípios do Estado do Rio de Janeiro e de todo o Brasil.

SIMMMERJ – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Rio de Janeiro
SIMME – Sindicato das Indústrias Mecânicas e de Material Elétrico do Município do Rio de Janeiro
SINMETAL – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Município do Rio de Janeiro
SINDMEC – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Campos
FEDMET-RJ – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Rio de Janeiro
STIMMMEE – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico Eletrônico de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Quissamã
STIMMMENI – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico dos Municípios de Niterói e Itaboraí
STIMMME – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu
SINDMETAL RIO – Sindicato dos Metalúrgicos do Município do Rio de Janeiro
STIMMME SG – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico dos Municípios de São Gonçalo, Rio Bonito, Araruama, Maricá e Saquarema
SINDIMETAL – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Queimados e Região

*Publicado em O Fluminense, em 20 de fevereiro de 2017.