Marcha abre o Fórum Social Temático em Porto Alegre


Diretora Leninha e mulheres da Força na marcha de abertura do fórum social

A diretora Leninha, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, participou na terça-feira (24), da marcha de início do  Fórum Social Temático 2012, que está sendo realizado em Porto Alegre e região metropolitana (RS).

A marcha reuniu cerca de 15 mil representantes de todos os movimentos sociais e sindical. Leninha e os diretores Roberto Sargento, José Silva e Valdir Pereira integram a comitiva da Força Sindical que levou para o fórum militantes internacionais e de todos os estados brasileiros.

O evento tem como tema “Crise capitalista, justiça social e ambiental” e será realizado até domingo, dia 29.

O Fórum se inscreve no processo do Fórum Social Mundial e será uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20, a ser realizada em junho deste ano.

A presidente Dilma Roussef participará nesta quinta-feira da sessão especial do Fórum, que terá como tema Diálogos entre Sociedade Civil e Governos.

A presidente deve abordar questões como a crise econômica, políticas públicas de combate à pobreza e diretrizes para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcada para junho no Rio de Janeiro.

Mundo do trabalho – As seis centrais sindicais gaúchas – Força Sindical, CGTB, CTB, CUT, NCST e UGT, com apoio do DIEESE e da Prefeitura de Porto Alegre, reeditam a Oficina Mundo do Trabalho.

Na quarta-feira (25), aconteceu o seminário sobre “Crise Capitalista Mundial, Movimento Sindical e Perspectivas para os Trabalhadores”. Nesta quinta (26), o tema de discussão é “Desenvolvimento Sustentável, RIO + 20 e Trabalho Decente”.

Além dos dois seminários principais, mais de 900 atividades como palestras, oficinas, seminários, shows e apresentações artísticas estão programadas, culminando com a elaboração de um documento dos trabalhadores que deverá ser a base de discussão no evento de junho da ONU, no Rio de Janeiro, conhecido como a RIO+20, na qual o mundo espera que o Brasil assuma o protagonismo no desenvolvimento sustentável.

Confira a PROGRAMAÇÂO:

Dia 24 (terça-feira)
9h – Abertura do Fórum Mundial de Educação (Porto Alegre)
15h – Marcha de Abertura (Porto Alegre)
18h – Show de Abertura (Anfiteatro Porto Sol – Porto Alegre)
Manhã:  “Reflexões a partir das experiências práticas das organizações e movimentos sociais”.
Tarde: debate sobre estratégias e ações até a Rio+20 e depois.
Organização: Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)/ Agricultura Familiar e Agroecologia (ASPTA) /Fase – Solidariedade e Educação /Núcleo Amigos da Terra Brasil / Sempreviva Organização Feminista (SOF)

Dia 25 (quarta-feira)
9h –Reunião do Secretariado Nacional dos Comerciários da Força Sindical  (exclusivo para dirigentes comerciários)
Manhã/Tarde – Atividades Autogestionárias
14h às 18h – Mundo do Trabalho
Tarde – Reunião dos Grupos Temáticos de preparação à Cúpula dos Povos na Rio+20 Atividades Culturais e Artísticas em Porto Alegre, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
16h às 19h
Painel sobre temas dos ODM (promoção: SOS Mulher e Governo RS)

Dia 26 (quinta-feira)
9h às 12h – Oficina do DIEESE: “Como reduzir a informalidade por meio do diálogo social / Debate sobre experiências de ações coletivas na América Latina”
Manhã/Tarde – Atividades Autogestionárias
14h às 18h – Mundo do Trabalho
Tarde – Reunião dos Grupos Temáticos de preparação à Cúpula dos Povos na Rio+20 Atividades Culturais e Artísticas em Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo

Dia 27 (sexta-feira)
9h às 16h – Encontro Internacional da Força Sindical
Crise Econômica/ Rio + 20 / Igualdade e Oportunidades / Trabalho Decente
Manhã/Tarde – Atividades Autogestionárias
Manhã/Tarde – Reunião dos Eixos Transversais em preparação à Cúpula dos Povos na Rio+20
Atividades Culturais e Artísticas em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo.

9h30 às 12h30
Painel sobre os Temas dos Objetivos do Milênio (ODM)
Promoção: Ong Moradia e Cidadania, Caixa Econômica Federal e Governo RS

Dia 28 (sábado)
Manhã/Tarde – Atividades Autogestionárias
Tarde – Reunião dos Eixos Transversais em preparação à Cúpula dos Povos na Rio+20 Atividades Culturais e Artísticas em Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo.

Dia 29 (domingo)
10h – Atividades de preparação para a Cúpula dos Povos para a Rio + 20

Agenda
Próximas reuniões, encontros e coletivas:
28 a 31 de março de 2012: VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, em Salvador
15 a 23 de junho de 2012: Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, no Rio de Janeiro
20 a 22 de junho de 2012: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro.